Olá amigos
Relatarei abaixo um breve histórico do inicio de nossa coordenação esportiva em Santa Adélia iniciada em 2006 e que vem sendo vitoriosa e muito produtiva para nossa cidade ao longo destes últimos anos.
Para ser mais exata, a minha história no esporte de Santa Adélia inicia-se efetivamente em 29 de dezembro de 1990, quando eu conheci o pessoal do time de voleibol masculino e comecei a jogar ao lado deles. E assim seguiu-se durante os anos de 1990 até 2002. Após 2002 até final de 2005 eu estive ausente das equipes de Santa Adélia, retornando em 2005 (novembro-dezembro) após ter conhecido a Fabiana Dellatore, uma pessoa que mudou minha vida para sempre e por conseqüência acabou mudando também os rumos do esporte em Santa Adélia.
Inicialmente tivemos a idéia de reativar a equipe de voleibol masculino de nossa cidade, visto que praticamente não existia mais uma equipe organizada após minha parada em 2002. E assim foi. Começamos a marcar treinos de sábado as 13 horas no ginásio de esportes a partir de fevereiro de 2006. No inicio eram poucas pessoas nos treinos, mas com o passar do tempo, os meninos foram chegando e percebendo que os treinos estavam sérios, com horários marcados, relatórios e que a coisa funcionaria mesmo. Como de fato funcionou. Muitos novos amigos e jogadores eu fiz e encontrei e em meados de julho de 2006 éramos mais ou menos uns 20 treinando. E esperávamos por parte da Comissão de Esportes uma inscrição em uma jornada para podermos jogar obviamente. Mas em julho de 2006 não nos inscreveram nem em Taiaçu e nem em Ibirá (que são jornadas do mês de julho).
Eu e todos os meninos do grupo do voleibol ficamos muito decepcionados pela não participação em torneio algum. Mas já tinha ido a inscrição e nada mais poderia ser feito. Foi aí que eu comecei a especular, já no mês de agosto sobre os campeonatos que teriam no final do ano e inicio do outro ano. Aí soube da Olimpíada de Ariranha (que seria a primeira) e também a de Pirangi (2007 que seria a XIII). E procurei saber se iríamos ser inscritos nelas. E percebi que se não fosse feito alguma coisa a gente não entraria em nenhuma delas ao que indicavam as ações naquele momento.
Foi então que no início de Setembro de 2006 solicitei (por escrito diga-se) ao Sr Presidente da CME Santa Adélia, José Carlos Canossa e o então Prefeito Municipal Dorival Monteiro do Amaral a permissão para coordenar VOLUNTARIAMENTE as equipes de Santa Adélia nas referidas Olimpíadas que se aproximavam.
E tal autorização foi concedida e, eu e Fabiana começamos um trabalho exaustivo, mas muito prazeroso de organizar nossa cidade nestas Olimpíadas que se aproximavam. Fabiana conseguia os números de telefones e endereços e eu ia atrás das pessoas para montar as equipes e as modalidades.
Santa Adélia normalmente levava nestas jornadas as modalidades de FutSal Masculino, Vôlei Masculino e Feminino, Basquete Masculino e Futebol de Campo. Algumas vezes levava a Bocha, Truco e o Viana na Maratona. E mais nada !! Nossas delegações inscritas sempre tinham de 45 a 60 atletas (fonte de dados de Pirangi em suas Olimpíadas). Foi aí que começamos um trabalho diferente no esporte de nossa cidade, pois buscamos atletas para praticamente todas as modalidades e começamos a inscrever modalidades que jamais tínhamos participado anteriormente como Tênis de Mesa, Damas, Xadrez, Natação, Atletismo, Ciclismo, Malha, Triatlo, Supino, Handebol Masculino, FutSal Feminino, Vôlei de Areia, Futebol de Campo de Veteranos, Infantil, Dominó, Futevôlei, etc.
E o fruto deste esforço logo apareceu. Na I Olimpíada de Ariranha (Dezembro de 2006) éramos um universo de 124 atletas inscritos, em muitas modalidades diferentes e inéditas em nossa história. Na XIII Olimpíada de Pirangi fomos em 143 inscritos e também nas mais variadas modalidades esportivas. E de maneira extremamente organizada, nestas duas Olimpíadas citadas não tivemos nenhum atraso em horários de jogos, nenhum WO e nenhuma ocorrência de indisciplina de atletas e conseqüentemente nenhuma eliminação de jogadores. Isto já era uma vitória para nosso esporte que era muito mal visto na região pelas participações pífias em anos anteriores.
E para melhor entendimento, faremos um breve histórico de números nos anos de 2002 até Janeiro de 2006 nas Olimpíadas de Pirangi que foi a única competição que Santa Adélia participou (ou tentou) nos anos que antecederam nossa coordenação. Estes dados são também do banco de Dados da cidade de Pirangi referente a Olimpíada daquela cidade.
Ano = 2002 ---- Santa Adélia 14ª Colocada (Última) ------ 3 pontos
Ano = 2003 ---- Santa Adélia 13ª Colocada (Última) ------ 3 pontos
Ano = 2004 ---- Santa Adélia 13ª Colocada (Última) ------ 5 pontos (Futsal M. Bronze)
Ano = 2005 ---- Santa Adélia 12ª Colocada (Última) ------ 3 pontos (4º Lugar Futsal M)
Ano = 2006 ---- Santa Adélia 12ª Colocada (Última) ------ 3 pontos (4º Lugar Futsal M)
Estes números são verdadeiros e me foram passados pelos coordenadores da Olimpíada de Pirangi. Ficamos em último lugar nestes anos supracitados. Aí então, a partir de Setembro de 2006 passamos a coordenar nossa cidade voluntariamente nas olimpíadas e jornadas regionais.
Estava então criada a COORDENAÇÃO ESPORTIVA DE SANTA ADÉLIA (VOLUNTÁRIA). Esta coordenação teve a ajuda de muitas pessoas do esporte e de outras áreas que foram apenas capitaneadas por mim e dentre estas pessoas eu gostaria de citar algumas que muito nos ajudaram e ajudam até hoje: LUCIANO DE LIMA(BULA), ANDRÉ MIRANDA, EMERSON LOURENÇO, GUERA, NILSON, JESUS MISSIANO (ALEMÃO), TIAGO PACE, MARCINHO CARRETO CUNHA, PROFESSOR BOSCHIN, PROFESSOR JOÃO PAULO ABDO DELLA VALLE, MARTIN DELLA VALLE, JOSÉ ANTONIO ALONSO, FRAN, NETO ZANELLA, PESSOAL DO VÔLEI MASCULINO EM GERAL, MARCELO SCHUTZE dentre outros.
De posse das informações nas mãos, passamos a montar as equipes para a I Olimpíada de Ariranha (2006) e XIII Olimpíada de Pirangi (2007). Os resultados obtidos nesta Olimpíada não chegaram a nos surpreender porque eu sabia do potencial de Santa Adélia. Mas analisamos e chegamos a conclusão que vieram cedo os números, fato que muito nos deixou felizes e realizados. Seguem os números:
I Olimpíada de Ariranha (Dezembro de 2006)
Santa Adélia ----- 5ª Colocada Geral ---------------- 27 pontos
XIII Olimpíada de Pirangi (Janeiro de 2007)
Santa Adélia ----- 3ª Colocada Geral ----------------- 57 Pontos
Primeira vez na história de nosso município nas Olimpíadas de Pirangi que atingimos o pódio máximo entre as cidades. Troféu de 3º Lugar Geral INÉDITO que somente nos mostrava o que já sabíamos: Santa Adélia não seria mais saco de pancadas na nossa micro-região.
Algumas modalidades começaram a se destacar nestas Olimpíadas como o Handebol Masculino, Tênis de Mesa, Damas, FutSal, Futebol de Campo, Vôlei Masculino, Natação e a tradicional maratona com o interminável Viana. Aliás, o Viana para quem não sabe é o atleta de Santa Adélia que mais possui pontuações individuais na história de nosso esporte em Olimpíadas e Jornadas. Ele possui medalhas e troféus da Jornada esportiva de Ibirá, Olimpíada de Pirangi, Ariranha, Taiaçu. É um atleta exemplo para nós.
Estava instituída assim a coordenação esportiva voluntária de Santa Adélia. Não fizemos milagre algum. Apenas corremos atrás de organizar e reunir estas pessoas por nosso município. E deu certo!
Em Fevereiro de 2007 fizemos um evento na Câmara de Vereadores de iniciativa minha (Fabricio) e de minha mãe (Maria Aparecida Alonso) intitulado INCENTIVADOR DO ESPORTE SANTA-ADELIENSE 2007. Teve como intuito principal homenagear pessoas ligadas ao esporte, colaboradores, atletas, auxiliares, autoridades, patrocinadores e funcionários municipais que de alguma forma ajudaram na nossa coordenação. Além obviamente de atletas do passado vivos e também os já falecidos que receberam as láureas, merecidamente, através de familiares ou amigos.
Assim seguíamos nossa coordenação quando de repente uma notícia muito nos alegrou: a coordenação municipal de esportes de Taiaçu, na pessoa de seu coordenador e muito meu amigo Doacir Gonçalves nos envia convite OFICIAL assinado pela prefeita daquele município Sueli Biancardi (2005-2008) convidando-nos a participar da III Olimpíada de Taiaçu 2007, naquele município. As argumentações para que tal convite nos fora enviado foram as que Santa Adélia apresentava-se organizada finalmente, ordenada, disciplinada e competitiva e que assim sendo estavam nos convidando para participar daquela Olimpíada. Convite prontamente aceito, fato que muito nos deixou contentes e orgulhosos. Estávamos colhendo frutos e respeito a nível regional finalmente. Este era o lugar de Santa Adélia...
Passamos então a planejar as equipes para a Olimpíada de Taiaçu 2007 e lá conseguimos inscrever em quase todas as modalidades possíveis. Levamos a maior delegação que Santa Adélia já reuniu na história de Olimpíadas com aproximadamente 205 atletas. Para quem levava em torno de 40...
E nesta referida Olimpíada nossa participação foi assim. Seguem os números:
III Olimpíada de Taiaçu (Julho 2007)
Santa Adélia ----- 7ª Colocada Geral ------------- 50 pontos conquistados.
Em comparação com anos anteriores, obvio que este número está bom. Mas poderíamos ter ido bem melhor nesta Olimpíada, mas a distância e a logística foi dificultada por não conhecermos o trajeto, data, etc e conseguimos esta colocação. Foi uma boa participação, mas eu afirmei que poderíamos ter ido melhor.
Nesta Olimpíada de Taiaçu os destaques foram o Handebol Masculino, Futebol de Campo Sub-14 comandado pelo guera e Nilson e o Tênis de Mesa Masculino com o Rafael Mambelli (Biroca).
Passamos então a pensar na II Olimpíada de Ariranha (Dezembro de 2007) e XIV Olimpíada de Pirangi (Janeiro de 2008).
Com o banco de dados devidamente organizado em nossos computadores ficou mais fácil montarmos as equipes para estas competições supracitadas. Decidimos então criar a COMESA (Comissão Mista de Esportes de Santa Adélia).
A COMESA funcionou da mesma maneira que a Coordenação Esportiva. De maneira voluntária e com praticamente as mesmas pessoas citadas anteriormente. Os mesmos coordenadores, auxiliares, técnicos etc. Com algumas outras pessoas que passaram também a integrar as coordenações de equipes e modalidades. Apenas era a criação de uma comissão de pessoas (TODAS VOLUNTÁRIAS, DIGA-SE).
Nesta nova coordenação, COMESA, podemos citar os nomes de mais algumas pessoas que nos ajudaram a coordenar as ações além daqueles anteriormente citados. São eles: CAMILA AGUDO, GUSTAVO BISTAVA, KLEBER ROSA (CIDÃO), WAGNER QUEDAS, TÚLIO VALERETTO, VIANA dentre outros.
E as participações em Ariranha 2007 e Pirangi 2008 foram as seguintes. Seguem os números:
II Olimpíada de Ariranha “João Giovenasso” (Dezembro 2007)
Santa Adélia ----- 2ª Colocada Geral ---------------- 124 Pontos
Esta foi a maior pontuação obtida em uma olimpíada até hoje em nossa história. Conseguimos muitas medalhas de Ouro e vários destaques. Mais um TROFÉU GERAL inédito para nosso município.
XIV Olimpíada de Pirangi (Janeiro 2008)
Santa Adélia ----- 2ª Colocada Geral ---------------- 101 Pontos
O destaque maior desta Olimpíada foi sem Dúvidas o FutSal Masculino que numa semifinal maravilhosa ganhou do fortíssimo time de Viradouro por 7 x 3 num jogo épico. Depois sagrou-se Campeão ao vencer Taquaral na final.
Na história da Olimpíada de Pirangi, que data do ano de 1991 o seu inicio, NUNCA Santa Adélia havia chegado em segundo lugar. E nem em terceiro (fato que ocorrera na edição de 2007). Estávamos todos muito felizes com o resultado obtido e com mais e mais forças para continuarmos a tentar ao menos fazer Santa Adélia mais forte no esporte. E estávamos conseguindo. Os números mostravam...
Juntamente com a Olimpíada de Pirangi em Janeiro de 2008, participamos também a convite da coordenação de lá e da prefeita daquele município, dos III Jogos de Verão de ITAJOBI. E lá também conseguimos alguns resultados de destaque.
O resultado mais expressivo foi do FutSal Masculino que foi CAMPEÃO após eliminar numa semifinal por 6 x 3 a excelente equipe de Urupês que era nada mais nada menos que a Vice Campeão da TV TEM. Depois na final vencemos Pindorama sagrando-nos campeões mais uma vez.
Seguem outros números deste torneio:
III Jogos de Verão de Itajobi (Janeiro 2008)
Santa Adélia
FutSal Masculino -------- Campeão
Truco Masculino --------- Vice Campeão
FutSal Masculino de Masters e Futebol de Campo Livre ------- 3º Lugar
Mais uma vez números expressivos e significativos. Estávamos ampliando o nosso horizonte de atuações e conquistas. Isto para mim era o prêmio maior pelo esforço e dedicação a nossa tão amada Santa Adélia.
Fevereiro de 2008: Mais um evento Incentivador do Esporte Santa-Adeliense. Realizado na Câmara de Vereadores mais uma vez, seguiu os moldes do primeiro evento, homenageando todos aqueles que tanto fizeram e estavam fazendo por nosso esporte.
Então agora era pensar na IV Olimpíada de Taiaçu em Julho de 2008...
O nosso objetivo primário era o de superarmos a nossa colocação na Olimpíada de Taiaçu de 2007. E para isto nos planejamos melhor, sabíamos da logística da coisa já e pudemos fazer uma ótima participação nesta olimpíada. Levamos um universo de 185 atletas aproximadamente e em quase todas as modalidades.
Desta feita os horários foram cuidadosamente estudados e os números são os seguintes:
IV Olimpíada de Taiaçu ( Julho 2008)
Santa Adélia ----- 3º Colocado geral -------------------- 76 pontos
Foi uma brilhante participação e destacar alguma coisa é até difícil. Handebol, Tênis de Mesa, Futebol Sub 14 e Truco Feminino trouxeram ouro. Atingimos assim nosso objetivo primário com relação a esta olimpíada.
Estamos atualmente em planejamento para a Olimpíada de Ariranha (Dezembro de 2008) e a XV Olimpíada de Pirangi (Janeiro de 2009). Nossas listagens estão praticamente prontas e devidamente digitadas no computador, apenas esperando envio para os coordenadores destas Olimpíadas.
Este foi um breve resumo do que estamos fazendo enquanto coordenação voluntária nas Olimpíadas Regionais, seja como Coordenação Esportiva ou COMESA. Temos a intenção de implementar o SELAM em nossa cidade, mas isto dependerá da nova administração e portanto por hora nada poderemos falar a respeito.
Num próximo post falaremos sobre alguns outros eventos que ajudamos e realizamos em nossa cidade, como Torneio de Trios João Alonso, Torneio de Bétia Professor João Paulo Abdo, Torneio de Handebol Professor Boschin (idealizado e realizado pelo Bula – nós ajudamos na logística), etc.
Um abraço a todos
Fabricio Marcelo
SELAM – Santa Adélia